Tropa brasileira tem atualmente oito milhões de cabeças, das quais 60% são destinados a lida campeira
Em entrevista ao programa Giro do Boi desta quinta-feira, 22,o médico veterinário Ricardo Moraes, gerente de equídeos da Tortuga DSM, comentou sobre as diferentes alternativas de nutrição para cavalos no inverno. Uma das preocupações é com o nível de amido das dietas, que, em excesso, pode causar doenças, como as cólicas.
Moraes também falou sobre os preparativos para o II Simpósio Internacional de Nutrição do Cavalo Atleta, que será realizado no próximo sábado dia 24 na capital São Paulo. Um dos temas em destaque no evento, promovido pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) é a recomendação de óleos na nutrição do animal. O assunto será apresentado pelo professor Alexandre Gobesso, da USP de Pirassununga-SP.
Segundo o especialista, o óleo de cozinha, acrescentado ao cocho do cavalo atleta, pode ajudar a diminuir os níveis de amido, e prevenir doenças e a temida cólica, uma das principais causas de mortalidade de cavalos.
O entrevistado também destacou a importância das nutrições proteicas para os cavalos atletas, que devem ser elaboradas por profissionais, e os cuidados que se deve ter com relação ao sal mineral. Isto porque o suplemento destinado aos equinos não pode ser o mesmo destinado aos bovinos, pois em cada categoria animal os efeitos são diferentes e podem, inclusive, impactar na saúde do animal de tropa.
Veja mais detalhes destas informações na íntegra da entrevista com Ricardo Moraes disponível no vídeo abaixo: