GIRO DO TEMPO

Chuvas em Outubro podem aliviar solo e pastagens com volumes de 50 mm

Previsão positiva traz esperanças de recuperação hídrica para produtores rurais após meses de seca intensa

Chuvas em Outubro podem aliviar solo e pastagens com volumes de 50 mm
Chuvas em Outubro podem aliviar solo e pastagens com volumes de 50 mm

O prognóstico climático apresentado pelo meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, prevê que as chuvas em outubro podem finalmente trazer alívio para o solo e as pastagens em diversas regiões do Brasil. As precipitações chegam em um momento crítico, oferecendo até 50 mm de chuva, o que poderá contribuir para elevar a umidade relativa do ar e ajudar na recuperação das áreas afetadas pela seca, além de impactar positivamente a safra 2024/2025. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

Em localidades como Itapajipe, Minas Gerais, as temperaturas extremas que chegaram a 41°C devem amenizar no início de outubro, com máximas caindo para cerca de 30°C.

As chuvas esperadas, com volumes ao redor de 50 mm, são uma luz no fim do túnel, prometendo melhorar a reposição hídrica e revitalizar as pastagens, criando condições mais favoráveis para a agricultura local.

Continuação do calor no Brasil

Enquanto algumas regiões aguardam ansiosamente a chegada das chuvas, outras continuam a enfrentar temperaturas elevadas.

O Brasil Central permanece com máximas superiores a 40°C, e no interior de áreas como Matopiba, oeste do Paraná e interior de São Paulo, os termômetros também continuam marcando acima dos 36°C.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Impacto limitado das chuvas iniciais

Apesar do otimismo, Müller destaca que as chuvas iniciais não serão suficientes para garantir o pleno estabelecimento da próxima safra. Os volumes previstos inicialmente permanecem limitados, especialmente no sul do Paraná e ao longo do litoral do Nordeste.

No entanto, há esperanças de que um ciclone mais intenso na próxima semana possa trazer chuvas mais substanciais, mesmo que de forma isolada, para algumas regiões no Centro-Oeste e Sudeste.

Esta previsão marca um início promissor para a recuperação, mas agricultores e pecuaristas devem continuar atentos e planejando cuidadosamente as estratégias de uso da água e manejo de pastagens até a regularização plena do clima. 

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.