REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

Escritórios Verdes: em três anos, 12,5 mil pecuaristas são requalificados para o mercado no País

No Pará, a iniciativa integra os esforços da JBS e de governo estadual para promover a sustentabilidade na pecuária local. Confira o vídeo

Escritórios Verdes: em três anos, 12,5 mil pecuaristas são requalificados para o mercado no País
Escritórios Verdes: em três anos, 12,5 mil pecuaristas são requalificados para o mercado no País

A JBS, em parceria com o governo do Pará, está intensificando seus esforços para requalificar mais de 4 mil pequenos produtores rurais no estado, por meio dos Escritórios Verdes. Este programa, parte das ações anunciadas na COP-28, visa regularizar passivos socioambientais desses imóveis rurais, permitindo que os produtores retomem suas atividades comerciais formais. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Quem deu detalhes sobre esta iniciativa foi o zootecnista e doutorando em Biociência Animal Fábio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil. Ele foi o entrevistado do Giro do Boi nesta quarta-feira, 21 de agosto.

Os Escritórios Verdes proporcionam um apoio abrangente, identificando áreas de desmatamento destacadas pelo PRODES e ajudando os produtores a cumprirem as etapas de isolamento e regeneração das áreas afetadas.

Após esta fase, um técnico habilitado emite um laudo, e o produtor, pagando uma taxa indenizatória, recebe a Declaração de Legalidade Comercial (DLC). Esta declaração, válida por um ano e renovável, autoriza os produtores a retomar suas atividades comerciais.

Uma parceria para a sustentabilidade

Evento ‘A nova pecuária do Pará’ celebra 12 produtores requalificados com o apoio da JBS e que receberam a DLC. Foto: Divulgação

Fábio Dias enfatiza a importância deste esforço conjunto. A parceria não apenas apoia a regularização, mas também requalifica os produtores para práticas mais sustentáveis, alinhadas com a estratégia de transparência da JBS.

Esse apoio integra orientações operacionais, gerenciais e suporte contínuo aos fornecedores, fortalecendo toda a cadeia produtiva.

A nova pecuária do Pará

Pequeno proprietário rural durante o evento ‘A nova pecuária do Pará’. Foto: Divulgação

Recentemente, o governo do Pará, com representantes do setor, realizou o evento ‘A nova pecuária do Pará’. Durante a cerimônia, 12 produtores requalificados com o apoio da JBS receberam a DLC, marcando um passo significativo para a pecuária sustentável na Amazônia.

Dias reforçou a importância de parcerias entre a indústria, produtores e governos para avançar na requalificação e na gestão eficiente das propriedades.

Com acompanhamento contínuo através de vistorias e imagens de satélite, os produtores podem agilizar a aprovação do CAR, antecipando etapas essenciais do processo de regularização. Estas medidas refletem um compromisso com práticas socioambientais responsáveis e demonstram como um problema de passivos pode ser transformado em oportunidades de crescimento sustentável.

Expansão do impacto dos Escritórios Verdes no País

Escritórios Verdes da JBS levam prêmio ‘Melhores do ESG’ da Exame
Jornalistas da Exame entregam o prêmio à diretora de Sustentabilidade da Friboi, Liège Correia, e ao CEO da companhia, Renato Costa. Foto: Divulgação

Desde seu início em 2021, o programa já regularizou mais de 12,5 mil fazendas e promoveu a recomposição de 4.700 hectares de florestas, com 20 unidades em todo o Brasil.

Recentemente, a JBS lançou os Escritórios Verdes 2.0, expandindo suas operações para oferecer suporte em três frentes: regularização ambiental, assistência técnica para a melhoria de solos e recuperação de pastagens, e assistência gerencial para aprimorar a gestão e produtividade das propriedades.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Essas iniciativas ressaltam o compromisso da JBS com a sustentabilidade e a eficiência produtiva, proporcionando aos produtores do Pará os recursos e o apoio necessários para uma pecuária mais verde e lucrativa.

As ações também garantem que todos os envolvidos na cadeia produtiva sigam práticas que respeitem o meio ambiente enquanto promovem o desenvolvimento econômico local.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.