No mês passado, em maio, o México sediou o 32º Congresso Mundial de Buiatria, elevando o Brasil a um novo patamar na medicina veterinária global. Pela primeira vez, um latino-americano foi eleito presidente da Associação Mundial de Buiatria, entidade focada na medicina dos bovinos, responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades que acometem os rebanhos. Confira a entrevista exclusiva:
Quem foi eleito presidente deste prestigiado congresso global é o brasileiro Ricardo Jordão, médico-veterinário e responsável técnico pela produção de imunobiológicos do Instituto Biológico de São Paulo.
“Eu acho que é colocar o Brasil no lugar dele. A associação sempre foi presidida por americano ou europeu. E quem entende de pecuária é o Brasil.”
Ricardo Jordão
A Associação Mundial de Buiatria
A Associação Mundial de Buiatria foi fundada na Áustria em 1962 e hoje conta com 72 países associados. Nesse seleto grupo, apenas 16 nações integram o comitê executivo, e o Brasil tem sido representado desde 1981.
Ricardo Jordão, agora presidente da associação, reflete o destaque e comprometimento do Brasil com a pecuária de qualidade.
Desafios e conquistas na luta contra a brucelose
Um dos desafios que Ricardo Jordão se compromete a enfrentar é a erradicação da brucelose. Enquanto o Brasil é reconhecido globalmente pelo número de animais, Jordão esclarece:
“Nosso rebanho tem qualidade impecável, não é só quantidade, é qualidade.”
Ricardo Jordão
Ele acrescenta que o estado de São Paulo tem mais de 95% do rebanho vacinado contra a brucelose, um índice que demonstra o empenho brasileiro na luta contra essa doença.
Impacto global e o papel do Brasil na pecuária
Ricardo Jordão enfatizou que a eleição de um brasileiro como presidente da Associação Mundial de Buiatria é um reconhecimento do vasto trabalho em prol da medicina veterinária no Brasil.
“O Brasil sempre foi reconhecido pelo número de animais, mas a qualidade caminha junto e não éramos reconhecidos.”
Ricardo Jordão
Conclusão
A eleição de Ricardo Jordão como presidente da Associação Mundial de Buiatria não só coloca o Brasil em um lugar de destaque na pecuária internacional, mas também redobra os esforços em erradicar doenças como a brucelose, promovendo tanto a quantidade quanto a qualidade do rebanho brasileiro.
Este é um marco que celebra o compromisso brasileiro com a excelência na pecuária e a saúde animal.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.