Na edição de terça-feira, 28 de maio, do quadro Giro do Tempo, o meteorologista Arthur Müller trouxe um panorama climático para as próximas semanas, com um foco especial em Uberlândia, Minas Gerais. Assista ao vídeo abaixo e confira.
As previsões indicam que a região deve enfrentar um período seco nas próximas semanas, agravando a situação das pastagens e deixando o solo ainda mais ressecado.
Com o avanço de um ciclone extratropical próximo à costa das regiões Sul e Sudeste, um ar mais frio atingirá o Sudeste, com mínimas de 12°C no final de maio. No entanto, logo após, as temperaturas voltarão a subir, atingindo até 34°C, causando estresse térmico nas lavouras e gado de confinamento.
Condições climáticas para as outras regiões
Arthur Müller também destacou que as nuvens mais carregadas permanecerão na faixa norte da Região Norte, trazendo chuvas para algumas áreas do Sudeste e Sul do país, mas sem volumes significativos.
Em boa parte do interior do Nordeste e Centro-Oeste, o sol predominará com algumas nuvens, mantendo o solo seco.
Temperaturas extremas em outras áreas de Minas Gerais e no Sul
Em Uberaba, Minas Gerais, as mínimas cairão para 11°C na quinta-feira, enquanto as máximas devem alcançar 30°C, resultando em grande amplitude térmica.
Na região Sul, especificamente em Santa Catarina, as temperaturas mínimas podem cair para 5°C, com risco de geada em áreas como General Carneiro, que pode registrar mínimas de 2°C.
Frio chegando a outras regiões
O ar frio se deslocará para o Sudeste, atingindo também o interior da Bahia com mínimas de 16°C a 17°C.
Em Mato Grosso do Sul, as mínimas ficarão em torno de 10°C a 11°C, com a chegada do frio também no Oeste de Mato Grosso e Rondônia, onde as mínimas podem cair para 16°C a 17°C.
Máximas elevadas e chuvas nos extremos do País
No interior do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as temperaturas máximas poderão alcançar 35°C.
As chuvas mais volumosas serão registradas na Região Norte. No Sul, particularmente no Rio Grande do Sul, os volumes de chuva não devem ultrapassar 20 a 30 mm, podendo atrapalhar os trabalhos em campo nas áreas afetadas por enchentes recentes.
O tempo firme no Oeste de Santa Catarina e Norte do Paraná não favorecerá o desenvolvimento dos cultivos, que continuam sofrendo com a restrição hídrica.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.