O Brasil Central continuará com pouca umidade no solo, agravando as condições para culturas agrícolas e pastagens. As previsões indicam pouca chuva distribuída de forma desigual em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com acumulados de apenas 10 a 15 mm, insuficientes para reverter a seca. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão na íntegra.
O Brasil Central continuará com pouca umidade no solo, agravando as condições para culturas agrícolas e pastagens.
As previsões indicam pouca chuva distribuída de forma desigual em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com acumulados de apenas 10 a 15 mm, insuficientes para reverter a seca.
Chuvas no Sul do Brasil
No Sul, chuvas de até 30 mm são esperadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná, o que pode dificultar a reconstrução das áreas afetadas por enchentes recentes no Rio Grande do Sul.
Essas chuvas se concentrarão principalmente nas áreas de fronteira com o Paraguai e Bolívia.
Regiões Sudeste e Nordeste
Na região Sudeste, chuvas no início da semana estarão concentradas no litoral de São Paulo e na faixa leste de Minas Gerais.
Pouca ou nenhuma chuva é esperada para o interior paulista, Triângulo Mineiro e a faixa oeste de Minas Gerais.
Para a região Nordeste, não são esperadas chuvas significativas no interior da Bahia e no centro-sul do Piauí.
No entanto, pancadas de chuva são previstas para o interior de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com volumes chegando a 40 mm, ajudando na reposição da água no solo e beneficiando os trabalhos em campo.
Expectativas climáticas para Ipameri (GO)
Na edição desta segunda-feira, 27 de maio, do quadro Giro do Tempo, o meteorologista Arthur Müller do Canal Rural trouxe previsões detalhadas para os próximos dias.
Em Ipameri, Goiás, a chegada da frente fria à região Centro-Oeste trará chuvas leves no início da semana, com volumes que não ultrapassam 5 mm, insuficientes para repor a umidade no solo.
A temperatura, no entanto, sofrerá uma queda significativa, com mínimas atingindo 12°C no dia 29, e máximas estabilizando em torno de 30°C a 31°C. Na primeira semana de junho, espera-se que as temperaturas mínimas caiam ainda mais, chegando a 10°C, porém sem risco de geada.
Previsão para Dourados, Mato Grosso do Sul
Em Dourados, Mato Grosso do Sul, a segunda-feira será ensolarada, com mínima de 8°C.
Na terça-feira, o amanhecer será ainda mais frio, com temperaturas caindo para 7°C, mas a partir de quarta-feira a tendência é de uma elevação gradual, com mínimas de 12°C e máximas de 25°C.
A umidade do solo na região continua baixa, prejudicando tanto o milho segunda safra quanto a recuperação das pastagens.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.