No quadro Giro do Tempo desta quarta-feira, 22 de maio, o meteorologista Arthur Müller do Canal Rural apresentou o prognóstico climático focado nas condições do tempo para as próximas semanas, destacando diferentes regiões do Brasil. Assista ao vídeo abaixo para conferir os detalhes.
Para Miranda, em Mato Grosso do Sul, há previsão de chuva nos próximos dias devido à chegada de uma frente fria, com acumulados de até 45 mm.
No entanto, a primeira quinzena de junho será praticamente sem chuvas na região. As temperaturas sofrerão uma queda brusca, com mínimas de 15°C no dia 25, seguidas por uma elevação, chegando a 36°C, o que pode causar estresse térmico tanto para lavouras quanto para o gado em confinamento.
Previsão no Brasil Central
No Brasil Central, o tempo segue firme nesta quarta-feira, com temperaturas elevadas, alcançando 34°C a 35°C, inclusive no Centro-Oeste, Sudeste e interior do Matopiba.
Já na região Sul, a frente fria avança, trazendo temporais principalmente ao Rio Grande do Sul. Alegrete terá os maiores impactos com temperaturas caindo para 9°C na quinta e 6°C na sexta-feira.
O frio predominará no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná durante o fim de semana, com riscos de geada nas áreas de baixada, onde a mínima pode cair para 2°C a 3°C.
Nordeste
Para o Nordeste, há previsão de chuvas na faixa litorânea, incluindo o litoral do Espírito Santo e boa parte da região Norte.
No Acre e Rondônia, o tempo será firme, e máximas não serão tão elevadas na região Sul, com temperaturas de até 19°C no Rio Grande do Sul.
Ritmo de chuvas na região Norte
O acumulado de chuva em 5 dias será benéfico para as pastagens no Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá, com volumes variando de 10 mm a 30 mm. No Brasil Central, exceção feita ao sul de Mato Grosso do Sul, volume de chuva pode chegar a 30 mm.
No Sul, a tendência é de chuvas elevadas nos próximos 5 dias, especialmente no sul do Rio Grande do Sul, com acumulados passando de 80 mm, impactando os trabalhos no campo e atrasando a recuperação das áreas afetadas pelas enchentes.
Chuvas em Santa Catarina e Paraná terão volumes mais moderados, não devendo ultrapassar 40 mm em 5 dias.
A ausência de chuvas no Brasil Central, associada às altas temperaturas, eleva o risco de incêndios. Produtores e pecuaristas devem estar atentos ao manejo do fogo para evitar sinistros.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.