O meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, traz o prognóstico climático exclusivo para o site do Giro do Boi, destacando as condições para esta quarta-feira e para os próximos dias. Assista ao vídeo abaixo e confira.
No Rio de Janeiro traz a tendência de chuva na região até o dia 20 de abril, seguida por um período de tempo firme até o início de maio.
Apesar disso, o volume de chuva previsto é abaixo do ideal para o desenvolvimento das lavouras e para aliviar o calor, com temperaturas tendendo a diminuir nos próximos 30 dias devido a um ciclone extratropical na região Sul.
Sul, Centro-Oeste e Sudeste
No Sul, Centro-Oeste e Sudeste, uma frente fria avança, deixando Mato Grosso do Sul e São Paulo sob risco de tempestades.
No Norte, a Zona de Convergência Intertropical atua, causando temporais no Pará, com máximas entre 30-32ºC.
No restante do país, a previsão é de tempo firme em boa parte de Minas Gerais, sul da Bahia e região Sul, com temporais apenas no norte do Paraná. As máximas continuam elevadas no centro-norte, enquanto no Sul a máxima chega a 24ºC no Rio Grande do Sul.
Pastagens em Rondônia e Pará
Quanto às pastagens, Rondônia e Pará terão bom volume de chuva nos próximos cinco dias, o que pode trazer transtornos para os trabalhos em campo, especialmente no Noroeste do Pará, onde são esperados volumes superiores a 200 mm.
Para o período de 27 de abril a início de maio, a tendência é de chuvas oscilando entre 30-50 mm, favoráveis para a umidade do solo sem prejudicar as atividades agrícolas.