Olá, pessoal que ama o cheiro da terra molhada e o som do gado no pasto! Hoje eu tenho uma história direto do Tocantins que é daquelas para encher o peito de orgulho e mostrar o resultado de um trabalho bem-feito. No Giro do Boi desta segunda-feira, 25 de março, o “Giro pelo Brasil” nos trouxe um exemplo de dedicação e estratégia na pecuária que vale a pena conferir. Dá uma olhada no vídeo para ver o sucesso dessa boiada que deixou todo mundo de boca aberta.
Idamar Toledo, o gerente da unidade da Friboi em Araguaína, compartilhou com a gente a façanha do pecuarista José Eurípedes Montes da Fazenda Estrela do Norte, em Aragominas.
E olha, meu amigo, quando falam em um trabalho bem feito, é deste tipo de coisa que estão falando.
O José Eurípedes entregou nada menos que 72 cabeças de gado, todas suplementadas a pasto, alcançando um peso médio de carcaça impressionante de 310 kg, ou pra quem curte o clássico, 20,7 arrobas! E estamos falando de animais jovens, de zero a quatro dentes, viu?
Gadão que é fruto de um planejamento cuidadoso
Esse resultado não aparece do dia para a noite. É o fruto de um planejamento cuidadoso, conhecimento do negócio e, principalmente, um manejo nutricional que tira o melhor do pasto e da suplementação.
O José Eurípedes e sua equipe mostraram que entender as necessidades dos animais e aplicar as técnicas certas de alimentação pode fazer toda a diferença no ganho de peso e na qualidade da carne.
Mas aí você me pergunta: “Como ele conseguiu esse resultado?” Bom, além de muito suor e dedicação, a chave está na decisão inteligente de suplementar a pasto.
Essa estratégia permitiu que a boiada ganhasse peso de forma saudável e eficiente, provando que, mesmo em condições naturais, é possível atingir números que muitos só esperam de confinamentos.
Esse sucesso da Fazenda Estrela do Norte é uma inspiração para todos nós que estamos no agro, mostrando que qualidade e quantidade podem andar juntas com o manejo certo. Então, sejamos todos um pouco mais como o José Eurípedes e busquemos a excelência em nossos rebanhos.