O trocáter bovino é um instrumento que pode aliviar os problemas de timpanismo no gado. Saiba por que este mal ocorre e como pode ser utilizado o trocáter. Assista ao vídeo abaixo e confira o que pode acontecendo na fazenda.
Quem explicou o que é o timpanismo e o uso do trocáter foi o médico veterinário Guilherme Vieira, embaixador de conteúdos do Giro do Boi.
O especialista explica que os problemas com o timpanismo ou empanzinamento bovino é uma fermentação ruminal. Isso acontece por conta do excesso de gases podendo levar o animal à morte, caso ele não seja tratado com rapidez.
Uso do trocáter bovino
Uma das grandes causas do timpanismo são dietas mal elaboradas principalmente com a excessiva moagem dos grãos, o milho por exemplo que acaba virando fubá.
O especialista mostrou como o trocáter funciona. O instrumento deve ser manuseado cirurgicamente por um médico veterinário que faz a liberação de gases do rúmen. Confira o vídeo acima para a explicação do especialista.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].