CONFINAR 2023

Recria confinada: conheça a estratégia para a produção de boi na seca

Confira os detalhes na entrevista com o médico veterinário Eduardo Batista feita durante o evento Confinar 2023, em Campo Grande (MS)

A recria confinada está ganhando espaço nas fazendas de gado no País. O sistema de produção é uma grande estratégia para a produção de bovinos de corte na época da seca. Assista ao vídeo abaixo e confira detalhadamente essa história.

Quem explicou os potenciais da recria confinada de bovinos de corte foi o médico veterinário Eduardo Batista. Ele esteve na 10ª edição do Confinar, realizado em Campo Grande (MS).

Trata-se de uma estratégia inovadora que revoluciona a produção de bois durante a seca. A  recria confinada impulsiona ganho de peso e desempenho.

Deixada de lado por muitos produtores, essa alternativa se revelou a maior janela de interferência no resultado final da produção do boi gordo.

Alternativa para intensificar a produção

Bovinos em área de cocho. Foto: Reprodução
Bovinos em área de cocho. Foto: Reprodução

A recria confinada surge como uma alternativa interessante para intensificar a produção de bovinos, garantindo a sustentabilidade da atividade pecuária em períodos críticos como a seca.

Ao aliviar a pressão sobre as áreas de pastagem, os produtores podem contar com animais mais saudáveis e com melhor desempenho, impulsionando, assim, a produtividade do setor.

O segredo do sucesso da recria confinada

Engorda de bovinos em sistema de semiconfinamento. Foto: Reprodução
Engorda de bovinos em sistema de semiconfinamento. Foto: Reprodução

Segundo o especialista, o segredo do sucesso dessa estratégia está na inteligente gestão do tempo de permanência dos animais fechados, que varia conforme a disponibilidade de forragem e o planejamento de cada fazenda.

Alguns estabelecimentos optam por períodos mais curtos, trabalhando de 30 a 40 dias com a recria confinada, enquanto outros ousam e chegam a confinar por 140, 150 dias.

Vantagens do sistema de engorda de bovinos

Fazenda de MS salta dez vezes seus resultados em apenas uma safra
Bovinos de recria em área de pastagens. Foto: Reprodução

Além disso, projetos inovadores têm ganhado espaço, dividindo áreas de pasto para diferentes fases da recria.

Isso antecipa o fechamento no cocho do meio e do fundo, garantindo que todos os animais saiam com peso mais homogêneo no início das águas.

Uma das grandes vantagens desse sistema é a antecipação da adaptação.

Ao retornar ao confinamento, onde já estiveram na recria confinada, os animais estão familiarizados com o ambiente, sabem se alimentar no cocho e localizam facilmente o bebedouro.

Isso torna a adaptação mais rápida e eficiente, contribuindo para o sucesso do processo.

Atenção na formulação de rações

Detalhe da ração dos bovinos de corte. Foto: Reprodução
Detalhe da ração dos bovinos de corte. Foto: Reprodução

Porém, é preciso atenção na formulação da dieta. Exagerar no ganho médio diário pode comprometer a volta dos animais para o pasto.

Isso pode gerar incompatibilidade com a fase de recria. Portanto, o planejamento adequado é fundamental para garantir resultados positivos e maximizar o potencial dessa estratégia.