ENGORDA TERCEIRIZADA

Boitel é ferramenta estratégica para terminação de bovinos de 20@ em plena seca

Confira os destaques na entrevista com o médico veterinário Luciano Guacho, gerente de Originação dos Boitéis da JBS para os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo

A temporada de confinamento deste ano de 2023 avança com a pressão da seca. A grande estratégia para manter o peso do gado nessa época são os boitéis. As unidades de engorda terceirizada são capazes de produzir animais de 20 arrobas. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes deste serviço.

Quem falou sobre este assunto foi o médico veterinário Luciano Guacho no programa Giro do Boi desta quinta-feira, 15.

Ele é gerente de Originação dos Boitéis da JBS para os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Vantagens do boitel para o pecuarista

Bovinos em unidade de confinamento. Foto: Reprodução
Bovinos em unidade de confinamento. Foto: Reprodução

As estruturas são vantajosas, pois além de acompanhar e monitorar o desenvolvimento da engorda do gado, os pecuaristas podem até agregar valor com a produção de bovinos que atendem ao Protocolo 1953.

Em média, a estratégia tem sido adotada por pecuaristas para produzir de 7 a 8 arrobas num período médio de 110 dias de cocho, segundo Guacho.

No caso das unidades de boitel da JBS, as opções que mais tem chamado a atenção dos pecuaristas são as modalidades de engorda de gado de Arroba produzida e Diária.

Importância do abastecimento do mercado doméstico

Carcaças de bovinos com destipo a exportação. Foto: Divulgação
Detalhe de carcaças de bovinos. Foto: Divulgação

Apesar de o mercado da carne bovina brasileira ter oscilado nos últimos meses por vários motivos, entre eles o da queda no poder de compra dos brasileiros, é válido lembrar que 70% da carne bovina é escoada no mercado doméstico.

Para seguir o abastecimento, os pecuaristas não abrem mão de diminuir o ciclo de produção com animais de padrão para exportação.

Cada vez mais bovinos jovens estão entrando nos boitéis, fazendo com que a qualidade de carne chegue em mais volume para os consumidores dentro e fora do País.