A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) acaba de lançar mais uma DEP para ajudar o pecuarista. É da DEP de lucratividade para confinamento. Ela pode fazer com que o confinador fature R$ 500 a mais, o que significa 2 arrobas a mais no bolso. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa novidade.
Quem deu os detalhes sobre essa mais nova ferramenta de melhoramento genético foi o agrônomo Fernando Baldi.
“Os estudos para esta nova DEP começaram em meados de 2019 e atualmente conta com uma base de dados de três mil animais”, diz Baldi.
O especialista é professor do Departamento de Zootecnia da Unesp de Jaboticabal e diretor de pesquisa e inovação da ANCP.
A diferença esperada na progênie ganha mais peso
A DEP é a sigla para “diferença esperadas na progênie” e tem sido um dos principais balizadores para programas de melhoramento genético de bovinos no País.
A ANPC já possui cerca de 30 DEPs que podem ajudar o produtor. A DEP de lucratividade para confinamento compõe o grupo de informações que passam a monitorar de perto os ganhos das propriedades que possuem um programa de melhoramento genético do gado com a ANCP.
A nova DEP está dentro do Índice Bioeconômico, batizado de Mérito Genético Total Econômico (MGTe).
Como é a DEP de lucratividade para confinamento?
Desenvolvida em parceria com a startup @Tech, a DEP de lucratividade para confinamento é identificada como MGTe_CO pela ANCP.
Ela é voltada a sistemas de recria e engorda com terminação em confinamento. Um índice criado pensando em animais que recebem pequena bonificação em gordura e por isso leva uma ponderação muito forte para características de carcaça.
Segundo o pesquisador o próximo passo é introduzir uma DEP de confinamento para animais de cruzamento industrial com a MGTe_F1.
Ela será para sistemas de recria e engorda de animais cruzados com terminação em confinamento.
E vai tratar de um índice desenvolvido para animais cruzados, filhos de vacas Nelore, que recebem maior bonificação para gordura e maior peso de abate e carcaça.