CIRCUITO NELORE

Carcaça de boi Nelore acima das 22@ aumenta quase 50 vezes em duas décadas

Confira os novos detalhes na entrevista com o zootecnista André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)

O peso médio anual de bovinos machos abatidos desde 2003 aumentou e muito. Após quase 20 anos, a média de peso aumentou cerca de 50 vezes. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Essa evolução faz parte da evolução do gado levado para o abate e que vem sendo avaliado bem de perto pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), através do Circuito Nelore de Qualidade.

“É o boi Nelore mostrando a sua precocidade com machos com média de 22 arrobas e fêmeas com 16 arrobas, sempre com a terminação demandada pelo mercado. Então é muito volume e muita qualidade”, diz o zootecnista André Locateli.

Quem deu detalhes sobre esse grande aumento foi o zootecnista André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Ele esteve no estúdio do Giro do Boi e falou sobre essa evolução do peso dos animais. Este ano, a maior competição do Nelore, considerada a Copa do Mundo da raça, estará na 25ª edição.

Evolução do peso de bovinos machos Nelore

No ano de 2003, a média de peso de bovinos acima das 22 arrobas era de apenas 0,9% do porcentual dos animais avaliados no Circuito Nelore de Qualidade.

Em 2022, 19 anos depois, eis que o porcentual já era de 43,1% dos animais. Este dado mostra que o peso do animais ganhou maior tração.

Os maiores ganhos de tração do peso ganharam maiores níveis a partir de 2015 (confira no gráfico acima).

Evolução na idade de abate dos bois Nelore

Já sobre a idade média, a grande maioria dos bovinos machos (68%) é abatido entre zero e dois dentes (Confira o detalhe no gráfico acima).

Em 2019, o porcentual era de 62% dos animais abatidos e avaliados no Circuito Nelore de Qualidade.

Este ano, a ACNB já tem definidas as datas da 25ª edição do Circuito que terá 41 etapas em frigoríficos do Brasil, Paraguai, Bolívia, Equador, e uma novidade esse ano também uma etapa no México.

Novidades da Copa do Nelore para este ano

Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo, segundo a FAO
Bovinos Nelore em área de pasto farto na fazenda. Foto: Wenderson Araujo/CNA

Para 2023, a ACNB já anunciou duas novidades para o Circuito Nelore de Qualidade. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima.

Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10.

Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesarem de 20 a 25 arrobas receberão a nota máxima.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens.

Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento será entregue em cada etapa.

Confira abaixo o calendário nacional dos abates pelo Circuito