Que tal turbinar a produção de carne bovina a partir de um rebanho de matrizes meio-sangue Canchim e Senepol? Assista ao vídeo abaixo e confira em detalhes quais seriam as melhores opções de touros?
A dúvida veio do telespectador Albertoni Neri, de Encanto (RN), mais conhecido como “Zezinho” da fazenda Tataíra. A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 24.
Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que possui matrizes relatando que emprenhou matrizes mestiças com reprodutor Senepol.
O resultado surpreendeu. Na segunda geração, ele colocou as fêmeas com touro Canchim. O produtor, agora, pede, uma outra opção de raça?
Quem deu os esclarecimentos sobre qual raça utilizar foi o zootecnista Alexandre Zadra.
Zadra é especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Dicas de raças para novilhas meio-sangue Canchim e Senepol
Segundo o especialista, o produtor acabou fazendo um cruzamento interessante de fêmeas que são 30% de genética de raças do frio e 70% com adaptação e tropicalização.
Os cruzamentos ideais são de touros de raças bimestiças ou mesmo reprodutores Bonsmara e Caracu.
“Com reprodutores Bonsmara, o produtor poderá ter heterose máxima de 100%”, diz Zadra.
Entre os bovinos bimestiços, podem ser utilizados touros Brangus e Braford.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].