A diarreia é uma das principais causas de perdas de bezerros na pecuária bovina brasileira e pode acometer os bovinos de corte e leite.
O mal pode surgir já nas primeiras semanas de vida, momento de maior vulnerabilidade, devido a fragilidade do sistema imunológico.
A doença é caracterizada pela presença de fezes líquidas e frequentes, muitas vezes seguidas de perda de apetite, desidratação e fraqueza.
As causas de diarreia em bovinos
Existem várias causas de diarreia em bovinos, incluindo infecções virais, bacterianas e parasitárias.
Também pode ser causadas por estresse, mudanças na alimentação e problemas de manejo. A diarreia pode ser aguda, durando apenas alguns dias, ou crônica, persistindo por semanas ou mesmo meses.
É uma doença multifatorial, ou seja, é resultado da combinação de vários fatores combinados em relação à interação dos animais com o ambiente, tipo de alimentação e agentes infecciosos.
Os principais causadores da diarreia bovina são bactérias, vírus e protozoários. A deficiência na ingestão de colostro, nos primeiros dias de vida, pode influenciar, além da alta concentração de animais em um mesmo ambiente, alta umidade, baixa circulação de ar e pouco acesso à luz solar.
Diarreia clínica
Quando falamos nas diarréias causadas por bactérias, o gênero Salmonella responde por grande parte dos casos e causa uma série de sinais clínicos.
Até 60 dias de vida, é responsável por cerca de 30% dos casos, e pode chegar a 50% dos casos em animais com idade inferior a um mês de vida.
Os bezerros apresentam febre, sangue e muco nas fezes e em casos mais severos, coágulos.
Diarreia aguda
Na infecção aguda, a diarréia pode ser o último sintoma a se apresentar. O bezerro apresenta antes sinais de depressão, alteração da respiração e febre.
Em muitos casos os animais vêm a óbito antes mesmo de apresentarem diarréia.
É importante que os produtores procurem imediatamente auxílio veterinário. Com um diagnóstico rápido e tratamento adequado, a maioria dos casos de diarreia bovina pode ser tratada com sucesso.
Link externo: