A genética Nelore forma grande parte do rebanho brasileiro de 224,6 milhões de cabeças. Um especialista enumerou os principais dados zootécnicos da raça. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
A dúvida veio da telespectadora Daniela Macedo, que mora no Paraná e é estudante de medicina veterinária. A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 3.
Ele escreveu para o Giro do Boi e gostaria de saber os dados sobre produção, peso e idade para abate. No caso das fêmeas, qual seria a idade reprodutiva, quantas crias uma matriz da raça pode ter e qual o melhor sistema de produção?
Quem respondeu a estudante foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Entre os dados do Programa de Zebu Carne de Qualidade a média de abate de animais é de 21 meses, com média de 22 arrobas e com média de 58% de rendimento de carcaça. Sobre as fêmeas, o ideal é elas parirem aos 30 meses, dando mais três crias.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].