Entre touros da raça Charolês ou Caracu, qual genética vai bem em novilhas F1 Simental Black e Angus? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada do especialista.
A dúvida veio do pecuarista Victor Borges, dono da fazenda Capão das Canoas, no município de Lagoa Formosa (MG). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 29.
O produtor escreveu para o Giro do Boi e disse que tem feito o cruzamento do Simental Black em novilhas meio-sangue Angus e está satisfeito com o resultado.
Ele tem vendido muito bem os bezerros na região, mas está segurando as fêmeas para reprodução. Borges quer dicas sobre qual taurino entrar nestas matrizes: o Charolês ou o Caracu mocho.
Entre essas duas raças, a melhor seria o Caracu, segundo o zootecnista Alexandre Zadra. Ele é especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Um touro Caracu seria o ideal pois é de uma raça adaptada, o que confere uma produção de animais que não vão sofrer com altas temperaturas.
Além do Caracu, as opções são o Senepol e o Bonsmara, ou touros bimestiços como o Brangus e o Braford.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].