O sistema de recria de engorda de bovinos de corte é o segredo que pode turbinar o confinamento e garantir maiores resultados na produção de pecuária. Assista ao vídeo abaixo e saiba o porquê disso.
A avaliação sobre a recria foi feita num dos maiores confinamentos de bovinos de corte do País, a Agropastoril Paschoal Campanelli, localizada no município de Altair, na região de Barretos (SP).
O Giro do Boi desta quarta-feira, 15, exibiu a segunda de uma série de seis reportagens feitas na propriedade.
Na Campanelli, cerca de 40% a 45% de toda a produção é recriada pela fazenda. O que não é recriado, passa, pelo menos, por um processo adaptativo de uma média de dez dias.
Um SPA para o processo de recria do gado
A área para adaptação de bovinos vindos de outras propriedades é chamada de “SPA”. Nessa área os animais recebem um atendimento especial com um bom pasto, água fresca e comida à vontade.
“É um SPA para quem quer ficar confortável. Receber uma massagem, mas não para perder peso. É para ganhar peso”, diz Pedro Terêncio, diretor da Agro Pastoril Paschoal Campaneli.
O objetivo do SPA é fazer com que os animais se sintam mais confortáveis após o estresse do transporte até a propriedade.
A área faz com que os animais se habituem antes de entrar no confinamento. É uma mudança menos radical, se os animais entrassem diretamente nesse sistema de intensiva de engorda de bovinos.
Dois sistemas de recria para o confinamento
Já sobre os animais próprios da fazenda, a Campanelli possui dois sistemas de recria na fazenda, segundo Victor Campanelli, diretor executivo da Agro Pastoril Paschoal Campanelli.
“Nós temos uma fazenda de 5 mil hectares no oeste do Estado de São Paulo, perto de Araçatuba, em Santo Antônio do Aracanguá. Temos dois sistemas de produção. Um chamamos de recria e o outro de pré-confinamento”, diz Campanelli.
Os sistemas visam maximizar o aproveitamento da fazenda tanto na época das águas quanto na época da seca.
Nesse caso, até as variedades de pasto passam a ser um componente estratégico para os resultados na engorda de bovinos.
Confira no vídeo acima os detalhes da tecnologia que está por trás dos números da Campanelli.