Um caso de fotossensibilização em bovinos ocorreu numa fazenda de pecuária de corte no País. Assista ao vídeo abaixo e saiba as causas e como tratar.
Esse caso ocorreu na propriedade do pecuarista Ademir Abraão de Sousa, do município de São Francisco de Assis (PI). O esclarecimento foi o destaque no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 31.
O produtor encaminhou a foto de alguns animais do seu rebanho que estão feridos após coçarem, chegando a ficar com mau cheiro no local. Ele também detectou que o gado anda meio febril.
Quem deu as recomendações foi o médico veterinário Guilherme Vieira, embaixador de conteúdos do Giro do Boi.
Caso de fotossensibilização no rebanho
A causa é provavelmente lesões provocadas por fotossensibilização no rebanho. O mal é causado por um fungo que pode estar presente nas pastagens de braquiária.
“Esse fungo leva a intoxicação dos bovinos”, diz Vieira.
A recomendação é tirar os animais dessa área de pastagem, trocar para um pasto diferente e fora do sol quente, que agrava ainda mais a infecção.
O tratamento deve ser feito por um médico veterinário que fará o diagnóstico dos animais e, assim, poderá recomendar a melhor forma de controle.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].