SEU DINHEIRO É CAPIM!

Saiba por que é importante tratar a pastagem como se fosse lavoura

Confira o primeiro episódio da série do Giro do Boi “Seu Dinheiro é Capim” apresentado pela a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello, professora da Universidade Federal de São João Del Rey, de Minas Gerais

Atenção pecuarista: trate seu pasto como se fosse uma lavoura. Com uma forragem bem cuidada e bem manejada a engorda de bovinos está muito mais competitiva. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa história.

Quem explica as razões para tratar a pastagem como lavoura foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello, professora da Universidade Federal de São João Del Rey, de Minas Gerais.

Ela passa a apresentar a nova série “Seu Dinheiro é Capim” no Giro do Boi. A pesquisadora é mentora da área de pastagens do programa de gestão Fazenda Nota Dez.

O nome da série leva o nome do livro que Martuscello escreveu juntamente com o pesquisador Manoel Eduardo Rozalino Santos, doutor em Zootecnia e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.

Dinheiro é capim, sim senhor!

Detalhe de capim cultivado. Foto: Reprodução
Detalhe de capim cultivado. Foto: Reprodução

“Ouvíamos sempre a máxima: ‘Vai gastar seu dinheiro assim? Seu dinheiro não é capim’. Isso nos incomodava”, diz Martuscello.

Foi a partir daí que os pesquisadores passaram a apresentar, cientificamente, justamente o contrário: dinheiro é capim, sim senhor!

“Se for parar para analisar as nossas condições, de solo e de clima no Brasil, em que temos forrageiras e capins muito produtivos no Brasil, nós temos a faca e queijo na mão para fazer  uma pecuária muito competitiva, porque produzir a pasto é mais barato”, explica .

Situação das pastagens no País

Plantas daninhas no pasto: calagem e adubação diminuem a infestação?
Área com pastagem degradada em Ipameri (GO) em março de 2012. Foto: Breno Lobato/Embrapa Cerrados

A principal questão é justamente o manejo correto com as pastagens degradadas. Quando for resolvido o manejo das pastagens a pecuária terá saltos ainda mais altos, segundo a pesquisadora.

Ela fala em 165 milhões de hectares de área de pastagem, sendo que 80% dessa área produzindo muito abaixo do esperado por estarem degradadas.

Especial “Seu Dinheiro é Capim”

Serão um total de 12 episódios da série “Seu Dinheiro é Capim” e vão ao ar todas as sextas-feiras, contando a partir deste dia 10.

Entre os temas serão abordados o tipo ideal de capim para a sua região e o manejo, as formas de utilização dos pastos, a diferença entre custo, preço e o valor do capim, além de sua implantação e manutenção.

Acompanhe o Giro do Boi e confira os demais episódios. Se interessou pela publicação dos pesquisadores? Clique aqui e saiba como adquirir o livro.