O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, fez um alerta sobre o novo recadastramento on-line para os profissionais da medicina veterinária. Assista ao vídeo abaixo e veja os detalhes.
Almeida esteve no estúdio do Giro do Boi, no Canal Rural, na capital paulista, nesta terça-feira, 31.
Além de alertar sobre o recadastramento, o dirigente da entidade, que completa 55 anos em 2023, destacou a importância e história da medicina veterinária no País.
“A entidade apoia o conceito de saúde única pela medicina veterinária e zootecnia, garantindo a qualidade dos alimentos de origem animal saudáveis para o consumidor, obtidos com respeito ao meio ambiente”, diz Almeida.
O que é o CFMV?
O CFMV é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro no Distrito Federal, e jurisdição em todo o território nacional.
Responsável pelo Sistema CFMV/CRMVs, formado pelo CFMV, com sede em Brasília, e pelos 27 Conselhos Regionais (CRMVs), em todas as unidades federativas do País.
Recadastramento on-line de profissionais de medicina veterinária
Está disponível desde o início deste ano de 2023 o recadastramento on-line de profissionais de medicina veterinária.
A entidade reuniu aqui uma seção de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes sobre o recadastramento e as novas cédulas profissionais, física e digital.
O recadastramento pode ser feito no site do CFMV pelo link https://www.cfmv.gov.br/recadastramento/.
O recadastramento não é obrigatório. Porém, ao se recadastrar, o profissional mantém seus dados atualizados perante o seu regional e o CFMV.
Isso facilita a comunicação entre as partes, além de ter acesso às novas cédulas (física, em policarbonato, e digital).
As finalidades do CFMV
O CFMV tem como finalidades a fiscalização do exercício profissional tanto do médico veterinário quanto do zootecnista.
A entidade orienta, supervisiona e disciplina as atividades relativas à profissão de médico-veterinário e do zootecnista em todo o território nacional.
Ele também serve de órgão de consulta dos governos da União, dos Estados, dos municípios e dos territórios, em todos os assuntos relativos à profissão de médico veterinário ou ligados, direta ou indiretamente, à produção ou à indústria animal.
História da medicina veterinária
“A medicina veterinária surgiu, como atividade, surgiu efetivamente na França em 1761”, diz Almeida.
Naquela data a atividade passou a ser uma profissão científica, por meio da criação da primeira Escola de Medicina Veterinária na França e no mundo, na cidade de Lyon.
Em 1933, através do Decreto nº 23.133, do então Presidente da República Getúlio Vargas, surge a primeira regulamentação da Medicina Veterinária no Brasil.
O decreto representou um grande marco na evolução da profissão no Brasil. Por mais de três décadas, foi ele que estabeleceu as condições e os campos de atuação para o exercício da Medicina Veterinária.
Por esse motivo, a data de publicação do Decreto 23.133, 9 de setembro, foi escolhida para comemorar o Dia do Médico-Veterinário no Brasil.