No sistema de recria e engorda, quais os principais números das melhores fazendas no Brasil? Esta resposta você confere na íntegra no vídeo abaixo. Assista.
O Giro do Boi desta sexta-feira, 23, apresentou o 7º e último episódio da temporada de 2023 do quadro “Dicas do Chaker”, com o zootecnista Antonio Chaker.
Ele é diretor do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias e mentor do programa de gestão Fazenda Nota 10. Chaker destacou o que as fazendas de recria e engorda mais cabeceiras do Brasil fazem para ter o melhor êxito no negócio.
As fazendas correspondem ao grupo das 10% melhores fazendas do Benchmarking desenvolvido pelo Inttegra na safra 2021/2022.
Os 6 números mágicos das melhores fazendas
Os seis números mais poderosos de uma fazenda top 10% de recria e engorda estão nos índices eficiência biológica dos machos, mortalidade geral, desfrute, lotação global de unidade animal por hectare, produção global de arrobas por hectare, ganho médio diário (GMD) global.
- Eficiência biológica dos machos: Este índice representa quantos quilos de matéria seca o animal precisa comer para produzir uma arroba de carne.
“Muitas fazendas registram de 150 a 138 quilos de matéria seca, enquanto as 10% melhores conseguem incríveis 110,5 quilos de matéria seca para produzir uma arroba de boi”, diz Chaker. - Mortalidade geral: o índice das melhores fazendas foi 0,3%.
- Desfrute: 125,3% de taxa.
- Lotação global de unidade animal por hectare: 6,87 unidades animal por hectare.
- Produção global de arrobas por hectare: 93 arrobas por hectare.
- Ganho médio diário (GMD) global: 989 gramas por dia.
Dicas do Chaker
Clique aqui e reveja todos os episódios dessa temporada.
O foco dessa nova temporada de Dicas do Chaker no Giro do Boi está nas estratégias para aumentar a produção e a lucratividade nas fazendas de bovinos de corte do País.