Nesta sexta-feira, 23, no quadro Raças e sua Curiosidades, o destaque foi para a raça Auroque, o boi pré-histórico que deu início a todas as raças de bovinos do planeta. Confira no vídeo abaixo os detalhes da história desse gado.
O Auroque que nunca foi visto por um ser humano surgiu pelo menos a mais de 320 mil anos atrás.
Estima-se que o Auroque viveu entre as relvas e pastos de locais que hoje conhecemos por países habitados como o Afeganistão e Paquistão.
Segundo relatos da história do Bos primigenius, a 80 mil anos atrás ele chegou às terras europeias, participou de lutas romanas, ajudou até os egípcios nas construções das pirâmides.
E na tentativa de domesticar esse animal feroz, não houve resultado, então os habitantes da época passaram a caçá-los e ali foi dado o início da sua extinção.
E se ninguém viu, como era o Auroque?
Por meio de ilustrações, gravuras em cavernas e pesquisas, o que chamava a atenção no Auroque era seu tamanho.
Um touro erado podia chegar a quase 3 metros de comprimento e 2 metros de altura, uma diferença muito grande dos nossos bovinos.
Os chifres eram enormes e pontiagudos e chegavam a 75 cm e eram curvados para frente. Os Auroques tinham uma pelagem negra e brilhante.
Parecido com os Chillingham
Os Auroques viviam em bandos de no máximo 30 animais, sempre liderado pelo macho alfa, que conquistava sua liderança após grandes lutas sangrentas com outros machos.
Exatamente como o gado Chillingham, outra raça de bovinos selvagens que vivem ao redor de um castelo mal assombrado na Inglaterra.
Os últimos Auroques?
Segundo registros históricos, o último exemplar do boi selvagem Auroque foi morto na Polônia no ano de 1627.
Mas iniciativas como o projeto Taurus e os estudos dos irmãos Heck, provaram que é possível trazer o Auroque para os dias atuais, confira mais detalhes no vídeo.
Portanto se quiser conhecer mais sobre o Auroque e outras raças, confira no quadro do Giro do Boi Raças e suas Curiosidades.