Um bezerro nasceu com excesso de barbela numa fazenda de bovinos de corte no interior do País. Assista ao vídeo e confira as possíveis explicações sobre isso.
O caso do bezerro aconteceu na fazenda de Cristiano Arruda, do município de Pio 12, no Maranhão. A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 22.
Ele escreveu para o Giro do Boi dizendo que achou estranho o excesso de barbela do animal e se isso pode ser bom ou ruim.
Quem respondeu à dúvida foi o médico veterinário Thiago Gomes, consultor de demanda de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.
“A causa é possivelmente de causa genética por causa de acasalamentos com maior grau de consanguinidade. O touro deve ter um maior grau de parentesco com a matriz”, diz Gomes.
Apesar do problema, o especialista diz que não deve afetar a vida produtiva do bezerro.
A única recomendação é justamente observar e monitorar os demais nascimentos vindos desse touro, para notar se há outras ocorrências. Pois, se houver outros problemas, o ideal é fazer o descarte do touro.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].