O Circuito Nelore de Qualidade promete mais etapas e deve estar presente em novos Estados do Brasil e se estender a novos países participantes em 2023. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.
Quem fez um balanço da raça bovina, considerada a mãe da pecuária brasileira, foi o médico cardiologista e criador Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
“Este ano foram 27 etapas: 24 no Brasil e 3 em países da América do Sul, sendo duas na Bolívia e 1 etapa no Paraguai”, diz Nabih.
Ele foi o entrevistado no programa Giro do Boi desta terça-feira, 20, e falou sobre algumas novidades do Circuito Nelore de Qualidade.
Mais etapas da Copa do Nelore
O Circuito Nelore de Qualidade teve início no ano de 1999 com abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore desenvolvido pela ACNB.
Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, passando a ser operacionalizado como um Circuito de Julgamentos de Carcaças.
“O Circuito passa a ser cada vez mais internacional. A expectativa é de fazer etapas no Equador e Colômbia, além de Bolívia e Paraguai”, diz Nabih.
No Brasil, também devem ser feitas mais etapas em Estados que não haviam etapas.
As surpresas do Circuito Nelore de 2022
Os grandes destaques que surpreenderam o dirigente da ACNB neste ano foi o desempenho da qualidade de abates na região Nordeste.
“Iniciamos etapas em Estados do Nordeste como Maranhão, Pernambuco e Bahia. Sentimos que o gado tinha a mesma pujança de áreas produtoras de Nelore do Centro-Oeste”, diz Nabih.
Desenvolvimento da raça Nelore pelo Brasil
A raça Nelore é a base formadora de grande parte do rebanho bovino do Brasil de cerca de 224,6 milhões de cabeças.
A evolução da produção pecuária tem inclusive ajudado a melhorar cada vez mais a qualidade da carne de bovinos Nelore.
“A raça hoje consegue oferecer uma produção de bovinos compactos, roliços e com um acabamento de gordura fantástico. Imagina então a qualidade dessa carne ofertada ao consumidor”, diz Nabih.
Através de iniciativas como a do Circuito, a raça vem demonstrando ganho de peso, precocidade na terminação e acabamento de gordura nas carcaças.
O que representa um franco investimento do pecuarista em genética e tecnologia, mais próximo ele está do sucesso da sua atividade.