GENÉTICA LEITEIRA

Gado Girolando ¾ ou ⅝?: qual a aposta para melhorar base de matrizes “gabiru”?

Confira a recomendação do zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Gado Girolando ¾ ou ⅝?: qual seria a aposta para melhorar a base de matrizes “gabiru” da fazenda? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.

A dúvida veio do telespectador Thiago Calheiros, do município de Registro (SP). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 19.

O pecuarista escreveu para o Giro do Boi e disse que quer incrementar o seu plantel, pois seu rebanho é formado basicamente por ser todo gabiru, pé duro, enfim, gado de genética inferior e a sua aposta está no Girolando.

Quem deu as recomendações foi o zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

Para o especialista, o melhor caminho é usar as matrizes “gabiru” para inseminação de embrião.

Ou começar utilizando touros Girolando ⅝ para ir melhorando o gado aos poucos. O uso dos embriões, no entanto, faz uma transformação mais acelerada.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.

Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].