Invernista de boi, quer saber quais os quatro indicadores que vão fazer a sua fazenda ganhar muito dinheiro? Então assista ao vídeo abaixo e confira na íntegra quais são eles.
O Giro do Boi desta quinta-feira, 15, apresentou o sexto episódio da nova temporada do quadro “Dicas do Chaker”, com o zootecnista Antonio Chaker, diretor do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias e mentor do programa de gestão Fazenda Nota 10.
Neste episódio Chaker falou justamente sobre os principais pontos para a recria e engorda, o famoso invernista.
“O que sustenta a recria e engorda e garante o êxito econômico deste produtor é a margem sobre a venda. É a distância entre o que você produz e o que você gasta para produzir”, diz Chaker.
A importância é de o pecuarista entender a diferença entre o quanto se produz e o quanto você gasta para produzir na fazenda.
Sucesso financeiro do invernista
A grande chave para o sucesso financeiro de uma propriedade de recria e engorda é sempre produzir uma arroba barata.
“Produzir uma arroba barata não significa gastar pouco. Significa ter um sistema de produção que você consiga gastar aí, 0,6 arrobas para cada arroba produzida dentro da fazenda ou até menos”, diz Chaker.
Os indicadores de sucesso da recria e engorda
O especialista enumerou quatro indicadores que vão fazer a diferença:
1º indicador: o quanto de resultado de arrobas de boi gordo a fazenda deixa;
2º indicador: o número de vendas por hectare por ano.
3º indicador: o quanto que cada unidade animal “apacentada” da sua fazenda pode entregar de resultado;
4º indicador e o mais importante de todos: quanto se pode gastar por cabeça por mês
“As melhores fazendas de recria e engorda tem uma alta capacidade de dar resultados financeiros”, diz Chaker.
As avaliações fazem parte da análise do desempenho do Benchmarking feito pelo especialista no Inttegra numa base histórica de 10 anos.
Dicas do Chaker
Ao todo, serão sete episódios trazendo os principais números e aprendizados da safra 2021/2022, que terminou agora no finalzinho de junho.
O foco dessa nova temporada de Dicas do Chaker no Giro do Boi está nas estratégias para aumentar a produção e a lucratividade nas fazendas de bovinos de corte do País.