Ele foi vendedor de máquinas agrícolas e hoje é um dos grandes fazendeiros na região de Lucas de Rio Verde (MT). Confira a história desse produtor no vídeo abaixo.
Orcival Guimarães é de Goiás, mas fez sua vida em Mato Grosso. Hoje comanda duas fazendas: a Boa Esperança e a Guimarães.
A fazenda Guimarães sediou o Dia de Campo Boitel, realizado no último dia 17, sábado, no município de Lucas do Rio Verde (MT). O evento foi organizado em parceria com a Friboi-JBS e a DSM Tortuga.
O evento reuniu cerca de 200 produtores para discutir a intensificação da pecuária com ferramentas tecnológicas em confinamento.
De Goiás para Mato Grosso
“Eu cheguei em Mato Grosso em 9 de julho de 1978, vim para trabalhar numa revenda de máquinas agrícolas como funcionário”, diz
Anos depois Guimarães abriu seu próprio negócio e, aos poucos, entrou de vez no agro, especialmente com a produção de grãos como soja, milho e algodão.
Engorda de boi em parceria
O produtor inclusive estabeleceu uma parceria na terminação de bovinos com a Friboi.
Este ano a parceira completa 13 anos de parceria.
“A parceria só dá certo se eu ajudar a cuidar e se ele me ajudar a cuidar. Eu não posso só querer ganhar, porque senão meu parceiro desanima”, diz o produtor.
Resultados do serviços de terminação de boi
De 2009 a 2022, o boitel da fazenda Guimarães já abateu 450 mil bovinos, segundo José Roberto Bischofe Filho, gerente executivo de Confinamentos JBS.
Além de estimular a economia de demais produtores de grãos da região com insumos como milho, soja e caroço de algodão.