Já ouviu falar na técnica ‘creep feeding’ (lê-se ‘críp fíding’). Se não ouviu, saiba que muitos estão de olho nesse sistema. E não é por menos. Ela pode aliviar a vaca e rende um bezerro 15% mais pesado para a recria.
Este é o resultado de um estudo de pesquisadores do Polo Regional de Alta Mogiana, que fica em Colina (SP), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
A autarquia está vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
As conclusões dessa pesquisa foi o tema do último episódio da série de reportagens feitas na APTA pelo Giro do Boi.
O que é o creep-feeding?
O ‘creep-feeding’ é um termo em inglês para a estrutura montada nas fazendas de cria.
Nessa estrutura somente os bezerros têm acesso e os animais recebem uma suplementação especial, ainda no período de amamentação.
A técnica é uma boa ferramenta para fazer uma desmama de bezerros mais acelerada e que pode trazer bons resultados para a fazenda.
A técnica é grande alívio para a vaca
Apesar de o creep feeding ser uma boa forma de acelerar o processo da desmama de bezerros, a técnica traz um bom alívio para as vacas.
“Os pecuaristas devem pensar que essa desmama é pensando no bezerro, mas não é. O importante dessa desmama é pensar na vaca”, diz o doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Colina.
Com a desmama acelerada, tira-se da vaca a preocupação da produção de leite para o bezerro.
Em dado momento, o leite deixa de ser tão importante nutricionalmente falando para o bezerro e se torna muito caro para a vaca.
Ganho de peso superior dos bezerros
A pesquisadora Luciana Melo Souza, doutoranda em ciência animal, fez uma análise comparando sistemas de produção com e sem o creep feeding.
“Uma das conclusões é que os bezerros que passaram pelo creep feeding foram para a recria 15% mais pesados do que os demais que não passaram por esse sistema”, diz Souza.
Não deixe de conferir a reportagem na íntegra e os detalhes desse sistema para a melhor eficiência da produção de carne bovina no País.