Conheça o curioso galo músico brasileiro

O pesquisador Fausto Pereira Lima é um dos grandes produtores de genética de ave dona de um dos cantos mais longos do mundo. Confira

Conheça um pouco sobre o curioso galo músico brasileiro. A informação foi da engenheira agrônoma Maria Lúcia Pereira Lima, uma das grandes especialistas em bem-estar animal (BEA) no País.

Ela participou do programa Giro do Boi desta terça-feira, 26, e falou de um dos trabalhos desenvolvidos pelo seu pai, o pesquisador Fausto Pereira Lima.

Eles trabalham com uma espécie de galo músico. Trata-se de uma raça ornamental que deriva da linhagem da espécie Gallus gallus, a mesma que dá origem a produção de frangos no Brasil e no mundo.

As aves cantoras possuem ainda uma baixa população no Brasil, no entanto, os indícios é que esse grupo vem crescendo no País.

O atrativo é justamente pelo canto da ave. Segundo Maria Lúcia, o tempo mais longo é de 45 a 50 segundos, mas são raros. A maioria dos galos músicos cantam de 15 a 20 segundos.

Origem

Os estudos dos pesquisadores indicam que estes animais vieram para o Brasil, com Maria Leopoldina da Áustria (1797-1826). Ela foi uma arquiduquesa da Áustria e a primeira esposa do Imperador D. Pedro I.

As aves teriam vindo com ela por ocasião de seu casamento com o D. Pedro I. Os galos e galinhas dessa espécie teriam sido inicialmente disseminados pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A criação da ave já é uma tradição centenária na família de Fausto. Segundo Maria Lúcia, já são 170 anos de trabalho com essa linhagem de aves.

“É incrível a paixão que mulheres e homens do campo do Brasil têm por estes galos que apresentam um canto longo e peculiar”, diz Maria Lúcia.

Confira os detalhes dessa história no vídeo acima e confira como é o canto desse galo.