Por que o gado do Nordeste não se desenvolve como os bovinos das demais regiões no País? A pergunta veio do telespectador Marcelo Adriano, do município de Aurora (CE).
Ele faz o paralelo com área de criação de bovinos de corte de regiões como o Sudeste e o Centro-Oeste. O esclarecimento foi também destaque no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 25.
No entanto, mesmo no Nordeste, a produção de bovinos pode até superar em 20% o resultado de demais regiões, segundo o zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural.
Questão pode estar na nutrição dos bovinos
“O que deve estar acontecendo na região é que os animais estão passando fome ou sendo suplementados de forma incorreta”, diz Felipini.
O especialista aconselha usar um mineral adequado, um sal proteico e suplemento para os animais se desenvolverem.
Estudo de engorda de bovinos de corte no Nordeste
O gado no Nordeste pode engordar até 20% a mais em comparação a outras regiões, de acordo com um estudo acompanhado por Felipini.
“Já medimos a produção de duas fazendas no sertão baiano e na Caatinga baiana, de um mesmo pecuarista. Os animais produziram 20% a mais, tanto os machos quanto as fêmeas”, diz Felipini.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Faça como o telespectador acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.
Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].