O touro Brangus é uma boa opção para cruzar com vacas meio-sangue Angus e Nelore? A pergunta veio do pecuarista e telespectador Henrique Gabriel, do município de Divinópolis (MG).
O produtor ainda pediu outras indicações de touros para essas fêmeas com três graus de sangue. As recomendações foram dadas no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 7.
Na opinião do zootecnista Alexandre Zadra, especialista em raças, genética e cruzamento industrial, o importante é o produtor verificar se as fêmeas estão bem adaptadas à região.
“Essa fêmea possui 56% de sangue europeu, é menos rústica e possui mais pelo. Com o cruzamento com o Brangus esse grau de sangue europeu aumenta e também diminui a rusticidade e perder um pouco a heterose”, diz Zadra.
Outras opções de cruzamento
O especialista faz a indicação de outras opções de cruzamento para aumentar o nível de rusticidade e de adaptação dos animais como um touro Nelore com Diferença Esperada na Progênie (DEP) de facilidade de parto.
Outra opção é touros Bonsmara e Caracu que também vão garantir animais mais adaptados e com menos pelo.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].