Em grande parte do País o índice de umidade do solo no País está em 10%. O problema agrava a situação de áreas de pasto no País.
A informação é da meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. Ela apresentou o quadro Giro do Tempo nesta quinta-feira, 30.
Entre as áreas de pecuária que estão mais sofrendo pela baixa umidade no solo estão o Pantanal, grande parte de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e interior do Nordeste.
O pasto também está sofrendo em grande parte de Minas Gerais, Rondônia e sul do Pará.
“Como parou de chover mais cedo, a umidade do solo vem caindo e isso não vai mudar nesses próximos dias, semanas e até meses, em algumas localidades”, diz Brandt.
Solo bom
No entanto, há regiões melhores na foto quanto o assunto é a umidade na terra. Especialmente a região Norte e Sul.
“Em Mato Grosso do Sul tivemos dois episódios bons de chuva o que aumentou a umidade do solo, ao menos, na porção centro-sul do Estado. O Estado possui a maior concentração de pastagens e por enquanto com bons índices de umidade”, diz a meteorologista.
Confira no vídeo acima a previsão na íntegra, com detalhes para os municípios de São João da Ponte (MG) e Itaporã do Tocantins (TO).
Quer saber sobre o tempo em sua região?
Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].