A frente fria que abriu um corredor de chuva do Sul e a região Norte traz mais alento para o Pantanal. A informação foi da meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. Ela apresentou o quadro Giro do Tempo, nesta quarta-feira, 8.
As precipitações foram classificadas fora de época e podem até prejudicar algumas lavouras no Centro-Oeste, no entanto, elas podem diminuir os focos de queimadas.
“Embora seja uma chuva fora de época que pode atrapalhar algumas atividades de campo, ela é muito bem vinda para dar uma trégua no número de queimadas que está bem elevado na região do Pantanal”, diz Desirée.
As precipitações devem variar entre 30 a 50 milímetros na porção oeste dos Estados de Mato Grosso e Mato do Sul. Elas fazem inclusive o nível de umidade no solo aumentar.
Reposição de água
Além de trazer alívio às queimadas, as chuvas aumentam ainda mais o nível de umidade do solo. Os índices de umidade aumentam também em algumas áreas da região Sudeste.
Litoral nordestino
Os maiores índices de chuva ainda devem ocorrer na costa do Nordeste. Os volumes previstos são de 70 milímetros. Isso ainda mantém o alerta para riscos para deslizamentos de terra e de queda de barreiras.
Confira no vídeo abaixo a previsão na íntegra, com detalhes para os município de Naviraí (MS) e Itaporanga (SP):
Quer saber sobre o tempo em sua região?
Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].