No quadro Giro Responde, desta sexta-feira, 15, o telespectador Ralbert Moro, do município de Ribeiro Gonçalves (PI), pediu dicas para dar os primeiros passos na atividade pecuária, começando com 40 bovinos. Para isso, seu plano é transformar o sítio de lazer da família numa propriedade lucrativa. Sua dúvida é justamente como dar esse pontapé inicial.
O primeiro passo para o futuro pecuarista nordestino é colocar todas as suas ideias no papel para poder traçar as melhores estratégias, segundo o zootecnista Antonio Chaker, consultor sênior de mercado pecuário e coordenador do Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias.
“Qualquer investimento precisa ser validado no papel, para depois ir para a prática”, diz Chaker.
São três pontos básicos que devem estar neste primeiro plano:
1- Colocar todos os investimentos que serão necessários na propriedade;
2- Os gastos de insumos do projeto, especialmente em nutrição e sanidade;
3- Necessidade ou não de uso de mão de obra.
“Na hora que você tiver isso na ponta do lápis, você pode ir para a atividade. E lembre que para você fazer pecuária, significa transformar capim em carne. O ponto da propriedade deve ser este”, diz o especialista.
Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida na fazenda, seja de gestão, manejo e genética. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].