Giro do Tempo: estreia do quadro alerta para falta de chuvas agrícolas na Bahia

Meteorologista Desirée Brandt respondeu dúvidas de telespectadores da Bahia, do Tocantins e ainda mostrou a previsão para todo o País para os próximos dias

O Giro do Boi desta segunda, dia 28, marcou a estreia do quadro Giro do Tempo, parceria com a Climatempo. No primeiro conteúdo, a meteorologista Desirée Brandt respondeu dúvidas de telespectadores da Bahia, Tocantins e ainda trouxe a previsão para todo o País para os próximos dias.

BAHIA

Primeiramente, Desirée falou sobre as condições de chuva para a Bahia. Segundo a especialista, e notícia ainda não é boa para os agropecuaristas do estado. Daqui até o fim de março serão ao todo 10 mm de chuvas, o que não resolve o problema de um solo muito seco. Depois disso, durante todo o mês de abril, o volume de chuva esperado é de 36 a 40 mm. Em outras palavras, sem previsão de chuva agrícola do fim de março até o fim de abril. No estado, o índice de precipitações está 90% abaixo da média para o período.

TOCANTINS

Outra pergunta que foi respondida por Brandt no Giro do Tempo desta segunda, dia 28, veio de Santa Fé do Araguaia, no Tocantins. Naquela região, o cenário é outro. Ainda neste final de março deve chover 100 mm. Em abril, as precipitações devem ocorrer sobretudo na primeira quinzena. Em seguida, há maior espaçamento das precipitações, totalizando 180 mm de chuvas ou mais em abril.

PREVISÃO PARA O PAÍS

Em conclusão, Brandt falou também sobre a previsão para todo o Brasil ao longo dos próximos dias. Entre o norte do CE e o AM há uma faixa de instabilidade. Isso significa previsão de chuvas acima dos 100 mm em muitos municípios. Entre o Centro-Oeste e Sudeste, a perspectiva é de chuvas entre 30 a 50 mm.

Por fim, veja todos os detalhes na estreia do Giro do Tempo pelo vídeo a seguir: