Boiada Nelore produzida em MT “enche a tela” e chama atenção pela docilidade

Animais de 0 a 4 dentes vindos da região de Pedra Preta pesaram média superior a 21@; confira ainda os outros lotes em destaque desta sexta, dia 28

Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta sexta-feira, 28/01. Os animais foram enviados por fazendas em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

PEDRA PRETA-MT

Boiada Nelore de 0 a 4 dentes com 21,1@ de média abatida no Friboi de Pedra Preta-MT. Os animais vieram da Fazenda Fazendinha, propriedade de Ricardo Carvalho no próprio município mato-grossense. Conforme destacou o gerente de originação Adauto Vedovelli, a fazenda se caracteriza pelo capricho e pelo zelo na engorda do gado. “É bem bacana o trabalho que eles fazem lá. Boiada nova, pesada”, comentou. Além disso, Vedovelli ressaltou a docilidade da boiada Nelore. “Veja a mansidão dos animais. Isso é ótimo para nós aqui, chegar no curral e ver uma tranquilidade dessa. É coisa bonita de se ver. […] É uma boiada show, enche a tela!”, disse em conclusão.

GOIÂNIA-GO

Novilhas Nelore e cruzadas de 0 a 4 dentes com 15,7@ abatidas no Friboi de Goiânia-GO. As fêmeas vieram da Fazenda Mata Velha, propriedade de Rosana Costa Guimarães em Pires do Rio-GO. Segundo o médico veterinário e originador Diulien Nonato, os animais chamaram atenção pelo preenchimento da carcaça. “Que novilhada boa! A gente sabe que produzir animal a pasto e entregar uma carcaça dessa, juntamente com precocidade, é muito difícil! Você vê que é uma novilhada muito larga. Para a gente que vê de cima, a largura do lombo impressiona. Quase não dá para ver a costela dos animais”, ressaltou Nonato.

Em seguida, o comprador de gado ressaltou o papel do empenho da fazenda para alcançar a qualidade que se observou. “A gente sabe que para produzir e entregar uma carcaça dessa, a dificuldade é grande. Se não tiver empenho do pecuarista e da fazenda, não entrega. Muita qualidade mesmo, cobertura de gordura na carcaça. O pessoal da fazenda está de parabéns”, enalteceu.

NAVIRAÍ-MS

Boiada Nelore de confinamento com 29,8@ de média ao abate no Friboi de Naviraí-MS. Os animais vieram da Fazenda Cerro Alegre, propriedade de Eraldo Saldanha Moreira Neto em Aral Moreira-MS. De acordo com o gerente de originação Douglas Castro, a integração tem relevância no qualidade da engorda da boiada Nelore. “Todo mundo lá trabalha com integração lavoura-pecuária. E também todos os animais, todas as propriedades da família têm aprovação no protocolo do Precoce MS. Então todos vêm colhendo bons frutos desse resultado […] para ter essa beneficiação do estado, para poder reinvestir esse benefício em tecnologia e colocar carne de qualidade na mesa do consumidor”, relacionou Castro. Por fim, Castro informou que os animais receberam bônus de R$ 5,92/@ em forma de retorno de ICMS pelo programa Precoce MS.

Ao mesmo tempo, Castro aproveitar para reforçar convite para encontros da originação do Friboi com pecuaristas do estado. Dia 1º de fevereiro o encontro será no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquiraí-MS (contato pelo 67 9 9820 3195). Depois disso, em 10 de fevereiro, no Sindicato Rural de Eldorado-MS (contato pelo 67 9 9961 3800). E em 8 de março no Sindicato Rural de Amambai-MS (contato pelo 67 3481 1093).