Nesta segunda, dia 10, o médico veterinário Fernando Loureiro concedeu entrevista ao Giro do Boi para falar a respeito do fornecimento de água e da limpeza do bebedouro de água para bovinos.
Conforme lembrou o especialista, o bebedouro de água para bovinos permite um controle mais rígido da qualidade do líquido usado para matar a sede do gado. Ao mesmo tempo, o açude, localizado sempre nas áreas mais baixas, acumula resíduos como embalagens movimentadas pelas enxurradas, restos de carcaças de animais silvestres, entre outros.
Logo depois, o veterinário respondeu dúvidas de telespectadores sobre o uso do cloro na limpeza do bebedouro . Ele falou sobre a quantidade ideal e como usar o produto na higienização do reservatório.
A seguir, confira algumas das perguntas que foram respondidas por Fernando Loureiro em sua entrevista no Giro do Boi:
– Quanto colocar de cloro no bebedouro? Depois de limpo, devo colocar cloro na água? (Rose Mary, de São José do Rio Preto-SP)
– Estive vendo a reportagem sobre o uso de cloro ativo no tratamento de água para o gado. Existe alguma indicação desse cloro? No site fala em gramas. Temos os bebedouros, porém queríamos tratar o reservatório que abastece os bebedouros. O reservatório é de dois milhões de litros. (Vagner Batista, de Bom Jesus-PI)
– Gostaria de saber qual detergente usar para limpeza dos bebedouros e o desinfetante também. (Jonas Alves, de Guiratinga-MT)
– Cloro mata as bactérias do rúmen? (Sidney Jandrey, de Florianópolis-SC)
+ Acesse aqui mais conteúdo sobre qualidade da água servida para o gado
Por fim, assista a entrevista completa com o especialista pelo vídeo abaixo:
Foto: Reprodução / Facebook