Se eu produzir silagem de Capiaçu, o produto vai ter boa aceitação?

Telespectador pernambucano quer saber se a demanda pelo produto está aquecida; veja resposta do agrônomo Wagner Pires

O telespectador Marcos Figueiredo, de Cabo de Santo Agostinho-PE, enviou sua dúvida sobre silagem de Capiaçu. Ele quer saber se o produto tem mercado caso ele resolva fabricar.

Em seguida, o agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, respondeu a questão. Segundo o especialista, o solo deve estar em boas condições para a produção. “O Capiaçu, como todo capim elefante, é exigente em fertilidade. Ele vai dar uma silagem muito boa, desde que você tenha bom senso”, destacou.

Em outras palavras, Pires disse que o produtor não pode deixar para fazer silagem de Capiaçu se a forrageira crescer muito. “Você ganha na produção e perde na qualidade”, sustentou. “Agora se você cortar ele muito cedo, você perde na produção e ganha muito na qualidade. Então você tem que buscar um meio-termo”, completou.

DICAS PARA O SUCESSO

De acordo com o agrônomo, o meio termo significa certa de 90 dias depois do plantio. “E evite fazer a silagem logo na sequência de uma chuva. Procure esperar entre a última chuva e o dia de ensilagem pelo menos uns dois a três dias sem chuva”, pontuou. Segundo o consultor, encontrando o ponto ótimo, o capim tem potencial para produzir 300 toneladas por hectare ao ano.

No entanto, alcançar este número depende da adubação depois do primeiro corte. “Toda vez que você fizer corte, na sequência, desde que tenha chuva, faça uma adubação à base de fósforo e, principalmente, potássio. Porque a extração desses dois nutrientes é muito grande. Isso para evitar a perda de vigor da sua capineira da silagem de Capiaçu.

“FREGUESIA VAI FAZER FILA”

Por último, o agrônomo lembrou a importância do uso do inoculante. “O inoculante favorece o processo de fermentação e dá uma silagem de muito melhor qualidade. Com tudo isso que o nosso amigo fizer, com certeza ele vai gerar uma silagem de melhor qualidade. E a freguesia vai fazer fila para comprar com ele”, concluiu.

Acesse o conteúdo original:

+ Quero produzir silagem de Capiaçu para vender. O produto tem boa aceitação?

Por fim, assista a resposta completa pelo vídeo a seguir:

 

 

Foto: Antônio Vander Pereira / Reprodução Embrapa