A pastagem de Mombaça é exigente quanto à fertilidade do solo?

Zootecnista informou o perfil de solo desejável e deu dicas para que o pecuarista não sofra com degradação de área após implementar a pastagem de Mombaça

O Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta sexta, 10, tirou a dúvida do telespectador Clegilson Costa, de Santa Luzia-PA. Segundo escreveu em sua mensagem ao programa, ele quer saber que tipo de solo é indicado para a pastagem de Mombaça.

O zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural, avisou que a pastagem de Mombaça é muito exigente em fertilidade solo. Conforme destacou, este “é um capim que tem que se plantar onde nós iremos adubar a terra ou num solo que já é muito fértil naturalmente”.

Nesse sentido, Felipini alertou que caso a pastagem de Mombaça não esteja em solo fértil, o pecuarista pode acabar sofrendo degradação da área.

“Ou seja, se a gente plantar numa área de baixa fertilidade e não adubar, o capim não vai persistir, não vai produzir. As plantas invasoras vão dominar a área e acabar degradando”, advertiu.

PERFIL DE SOLO

Além disso, o consultor destacou outra característica desejável do solo ideal para a pastagem de Mombaça. “Ele é um capim para solos bem drenados, solos secos. Se você plantar Mombaça numa área que encharca, que inunda, ele vai acabar morrendo. Eu já vi isso acontecer no sul da Bahia. O pessoal plantou em área encharcada, numas baixadas, e ele morre mesmo”, confirmou.

Em suma, Felipini disse que o plantio deve ser feito, então, em solo que recebeu adubo ou que é fértil naturalmente, além de ter boa drenagem, onde a água não encharca a terra.

+ Qual a altura de manejo ideal para o capim Mombaça?

+ Superlotei o piquete e agora o Mombaça não consegue rebrotar. O que fazer?

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, confira em vídeo a resposta completa sobre pastagem de Mombaça:

Foto: Luiz Leal/ Reprodução Embrapa