Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta terça-feira, 16/11. Os animais foram enviados por fazendas em Rondônia e Mato Grosso.
“Você vê que são praticamente bezerros”, chamou a atenção o originador Sebastião Silvério, que atua no escritório do Friboi em Ariquemes sobre o lote em destaque no programa desta terça, 16.
“Eles foram nascidos em 2020, já abatidos em 2021. É de tirar o chapeu para o trabalho que fazem os irmão Cardoso. Bezerros de menos de 20 meses, todos zero dentes, com um bom acabamento”, completou.
O lote de garrotes meio-sangue Angus de 18 a 20 meses de idade foi engordado em confinamento na Fazenda Pedra, dos irmãos Jerônimo e Doriane Cardoso, propriedade localizada em Campo Novo de Rondônia-RO. “É um trabalho muito bem feito, trazendo acabamento. O bezerro não pega a segunda seca na fazenda. É uma estação seca só!”, detalhou o comprador de gado.
Lote de novilhas Nelore zero dentes abatidas com 17,7@ de média no Friboi de Barra do Garças-MT. Os animais foram terminados em semiconfinamento na Fazenda Barra do Diamantino, propriedade do Grupo Agronova, de Valmir de Sousa Pereira, em Torixoreu-MT.
“O trabalho da Agronova hoje é um dos mais formidáveis trabalhos de melhoramento genético da pecuária brasileira. E essas novilhas fizeram parte de um programa de qualidade de carne, dentro do qual será avaliada a qualidade da carne desses animais em uma pesquisa conduzida pela Embrapa, pelo professor Eduardo, em parceria com a ACNB e a USP de Pirassununga”, informou o originador do Friboi de Barra do Garça-MT, Gabriel Nacif.
“Essa novilhada foi terminada no semiconfinamento. Elas foram abatidas com peso médio de 17,74@. 100% das fêmeas marcaram entre zero e dois dentes (34 de 37 novilhas zero dentes). […] E 100% das novilhas com acabamento mediano e uniforme. Um espetáculo!”, completou Nacif.