Conheça os lotes de fêmeas que foram atração do Giro pelo Brasil desta terça-feira, 02/11. A novilhada foi enviada por fazendas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Em primeiro lugar entre as atrações do Giro do Boi desta segunda esteve o Giro pelo Brasil com a unidade Friboi de Água Boa-MT. O originador Márcio Moraes destacou uma novilhada Nelore abatida com média de 14@ na unidade.
A Fazenda Lagoa Vermelha, em Canarana-MT, produziu o lote em sistema de integração e a genética respondeu à nutrição. Quase todas as fêmeas registraram cobertura de gordura 3 a 4.
“O pecuarista também é agricultor e faz os dois muito bem feito. Está aí o resultado, uma novilhada show de bola! Gadão! A gente está vendo que é uma novilhada jovem e com 14@ com esse acabamento. Ou seja, ele abaixou a média da idade, fez peso, fez um negócio bem feito”, exaltou Moraes.
A PRESSÃO DO DESCARTE
Em seguida, Moraes lembrou da importância do descarte, nesse case de fêmeas, para o melhoramento genético do rebanho. “O descarte é a principal ferramenta de seleção. Não pode ter dó. Então, […] se chegou aqui, se está no frigorífico, a parte que ficou na fazenda deve estar melhor ainda”, salientou o comprador de gado.
VOCAÇÃO DE MT PARA A INTEGRAÇÃO
“Mato Grosso tem a vocação para a pecuária há muito tempo. E agora com a agricultura, o fornecimento de grãos para o confinamento ficou muito mais prático. […] Esse é um exemplo de competência. Aqui no Giro a gente mostra a qualidade dos animais, mas na verdade a gente está ressaltando a competência, o carinho, o capricho de cada produtor na sua fazenda”, comentou Moraes.
Posteriormente, outra edição do quadro Giro pelo Brasil foi destaque no programa desta terça, 02. A Fazenda Bodoquena, em Anastácio-MS, comercializou recentemente um lote de novilhas cruzadas de 19,7@.
“Vamos contemplar essa beleza, com a pura qualidade. Quando a gente fala em qualidade, é um gado bem acabado, terminado, atendendo todo o grau de exigência para o nosso consumidor, e está aí a prova! Uma novilhada show de bola, que beirou as 20@ de peso médio. Uma novilhada jovem, precoce, dentro da casa dos 24 meses. Isso é expressar a qualidade”, destacou o técnico em agropecuária e acadêmico de administração de empresas Fábio Ximenes, originador do Friboi em Anastácio-MS, onde o lote foi abatido.