O telespectador Antônio Loiola, do município de Pinheiro, no Maranhão, disse em mensagem à produção do programa que quer saber qual a média de cabeças de pra um vaqueiro no campo, qual a média salarial de vaqueiro e se esta média muda a cada estado.
Para tirar a dúvida, o Giro do Boi Responde consultou a pedagoga, jornalista e consultora Jacqueline Lubaski, especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento.
RELAÇÃO REBANHO:VAQUEIRO
Inicialmente, a consultora lembrou que a relação “depende muito da estrutura da fazenda”. “Não tem como nós dizermos, hoje, que são 1.000 cabeças de gado para cada vaqueiro. Isso vai depender muito da estrutura e qual é o segmento, se é cria, recria, engorda, se é ciclo completo, se a sua fazenda é rotacionada, se está bem dividida. Sem essas informações, sem conhecer a área, dificilmente a gente consegue responder porque não existe uma regra pré-estabelecida para esse tipo de questão”, ponderou.
De acordo com Lubaski, o consenso mais próximo gira em torno de 1.000 cabeças por funcionário, mas ainda assim existem inúmeras variações conforme a estrutura da fazenda.
+ Quantas cabeças por funcionário têm as fazendas de pecuária top rentáveis?
+ Qual é a relação ideal entre número de peões e tamanho do rebanho?
MÉDIA SALARIAL DO VAQUEIRO
Logo em seguida, Lubaski também respondeu a outra dúvida do telespectador maranhense, que quer saber se a média salarial de vaqueiro muda de estado para estado. “Muda, mas não muito! Muda-se pouco”, constatou.
Conforme informou a especialista, a recente mudança dos patamares de preço da arroba, somado à escassez de mão de obra, fez com que a média salarial de vaqueiro fosse reajustada para cima.
Por fim, Lubaski apontou para as descobertas de um estudo realizado recentemente pela sua consultoria. “Recentemente fizemos uma pesquisa salarial, inclusive no Maranhão, e a média salarial de vaqueiro é, no mínimo, R$ 1.800,00”, concluiu.
+ Fazendas mais lucrativas do Brasil pagam mais a funcionários
Se você tiver dúvidas a respeito de gestão de pessoas na fazenda, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Confira pelo vídeo a seguir a resposta completa da especialista ao telespectador do Maranhão: