Quantos dias a vaca tem que repousar da lactação entre uma cria e outra?

Telespectadora do interior de Minas quer saber ainda quais consequências podem ocorrer caso o período adequado de espera não seja respeitado

Minha dúvida é: quantos dias a vaca tem que ficar de repouso de lactação entre uma cria e outra? E qual consequência pode causar ao animal adulto e ao recém-nascido não respeitar o prazo adequado”, escreveu Elisângela Batista, de João Pinheiro-MG, ao Giro do Boi.

No Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta segunda, dia 04, a médica veterinária Vanessa Masson, gerente técnica da MSD Saúde Animal, esclareceu os questionamentos.

“Esse período sobre o qual você está perguntando a gente chama de período seco. Ele é de fundamental importância para que a gente tenha uma vaca bastante saudável para a próxima lactação”, apontou. “É nesse momento que ela vai fazer uma recarga de saúde pensando no rúmen, nos cascos, na glândula mamária e pensando na produção”, explicou.

“Para isso acontecer de uma forma eficaz, é importantíssimo que ele fique de 45, no mínimo, a 60 dias (em repouso da lactação”. Então preste atenção se as suas vacas anteciparem o parto. Às vezes, no verão, isso é bastante comum, porque elas precisam ficar pelo menos 45 dias secas para que novas células produtoras de leite nasçam e elas tenham uma lactação bastante produtiva. Não podemos esquecer que nesse momento também é uma excelente oportunidade de tratar algumas infecções que podem ter causado mastite nas suas vacas na lactação anterior, então utilizando uma terapia de vaca seca você pode garantir uma lactação futura com muito mais qualidade”, sustentou a especialista.

+ Como identificar e combater a mastite na minha fazenda?

Qual é a sua dúvida sobre manejo do gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa pelo vídeo disponível a seguir: