O calor extremo que fez no oeste e norte do estado de São Paulo vai continuar na semana que vem? Esta foi a dúvida enviada por Éder Pereira, de Franca-SP, e respondida na previsão do tempo no Giro do Boi desta sexta, 27.
“A tendência é haver uma diminuição bastante boa agora nas temperaturas e faz até um friozinho nessa parte mais oeste e sudoeste do estado de São Paulo. Mas a partir da terça ou quarta-feira que vem (31/08 e 01/09), serão dois, três ou quatro dias seguidos em que vai fazer novamente temperaturas elevadas – não nos patamares desses últimos dias, que inclusive bateram recordes para o mês de agosto”, esclareceu o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
CHUVA E GRANIZO NO FIM DE SEMANA
Segundo Schneider, uma frente fria segue influenciando o tempo no Centro-Sul do Brasil nos próximos dias. “Vai ter bastante chuva em algumas áreas do Paraná, centro-sul de São Paulo, centro-sul de Mato Grosso do Sul. A frente fria já chegou ao final de algumas dessas regiões trazendo alguma instabilidade, pancadas de chuva e depois queda na temperatura”, apontou. “Mapas de tempestade […] sobre essa região do Paraná, centro-sul de São Paulo, Mato Grosso do Sul, inclusive com chance de granizo nesta sexta e sábado, principalmente. Então atenção e cautela para algumas áreas, a gente frisa que é muito bem vindo o volume de chuva para apagar os focos de incêndio para trazer uma temperatura mais amena, mas tem possibilidade de ter uma chuva forte com potencial de granizo”, avisou.
“Sobre o centro do Brasil, ainda deve ter um ou dois dias de tempo seco, sexta e sábado, mas também há uma perspectiva de instabilidade principalmente entre Minas, centro-sul de Goiás e parte de Mato Grosso”, acrescentou.
“Quanto à umidade na sexta-feira, a frente fria vai ficar estacionária durante esse final de semana. A gente percebeu que houve o deslocamento de uma massa de ar bastante fria […]. O deslocamento do sistema da frente fria e de instabilidade ocorre principalmente do sábado para o domingo em virtude dos ventos em cinco quilômetros de altitude, os ventos em altura, que vão provocar o deslocamento do sistema entre o sábado e o domingo. Daí domingo e segunda-feira atingem as regiões de Minas Gerais”, detalhou.
“Já iniciando o mês de setembro, tem um outro sistema lá por quinta ou sexta-feira da semana que vem, uma outra frente fria que deve trazer novamente chuvas sobre parte da região Sul do Brasil”, anunciou.
Confira a previsão completa no vídeo a seguir: