O Giro pelo Brasil desta terça, 24, exibiu os registros de visitas a dois exemplos de pecuária intensiva nos estados do Pará e de Mato Grosso.
Em Santana do Araguaia-PA, a Fazenda Santa Izabel, propriedade de Ângela Brandeleiro administrada por esposo, André Felipe, faz ciclo completo com a produção de gado Nelore e F1 Angus e aposta na terminação em cocho para que os animais desempenhem todo o seu potencial genético. Os animais cruzados recebem inclusive bônus pela certificação para o Protocolo 1953. “É um gado extremamente novo. […] Eles têm ciclo completo na fazenda, então já pegam o gado crioulo, colocam no cocho, isso ajuda muito na precocidade e na qualidade do gado”, destacou o originador do Friboi de Santana do Araguaia, Antônio Russo.
Veja mais detalhes da Fazenda Santa Izabel no vídeo abaixo:
“NÃO DÁ VONTADE DE VIR EMBORA!”
Descendo mais um pouco no mapa do Brasil, outro exemplo de pecuária intensiva registrado no programa desta terça, 24, veio de Apiacás, na divisa entre MT e PA. Por lá, a Fazenda Vaca Preta, propriedade de Carlos Nicolau Mancuzo, faz o ciclo completo e foca na engorda somente das fêmeas, enquanto os machos criados na propriedade são comercializados.
“É um pecuarista tradicional que vem investindo muito na pecuária e há pouco tempo adquiriu essa fazenda na região de Apiacás e já está botando ela pra produzir muito. […] É espetacular a propriedade, é um capricho e não dá vontade de vir embora! É uma propriedade muito organizada, um lugar muito agradável de ficar, até pela receptividade da turma também. E um trabalho sem palavras, sensacional!”, elogiou o mestre em zootecnia pela UFMT Clayton Dantas, originador do Friboi em Alta Floresta-MT.
Destaque da paisagem na Fazenda Vaca Preta e, na foto ao lado direito, Clayton Dantas (Friboi de Alta Floresta-MT) posa para fotografia junto a Carlos Mancuzo (de chapeu).
O vídeo da visita na Fazenda Vaca Preta em Apiacás-MT está disponível no player abaixo: