Que raças rústicas posso cruzar com novilhas F1 sem ter problemas de parto?

Dúvida veio de criador de Itiquira, em MT; pecuarista conta que já utilizou bimestiços, mas que os bezerros não são rústicos o suficiente para suportar condições da região

O criador Paulo Henrique, da região de Itiquira, em Mato Grosso, disse que está à procura de uma raça para cruzar com suas matrizes F1 Angus precocinhas, “mas que vão me dar animais mais rústicos”, conforme escreveu em mensagem endereçada ao Giro do Boi. “Já uso Brangus e Braford, porém os animais são muito exigentes para as condições que tenho no Pantanal”, ponderou.

“A raça Sindi pode ser usada em precocinhas? Qual outra raça poderia me dar animais mais rústicos e não ter problema de parto?”, perguntou o pecuarista.

O Giro do Boi acionou o zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, para tirar a dúvida do criador mato-grossense.

Em Itiquira, no Pantanal, faz um calor assustador! Se você usar Braford ou Brangus sobre as suas precocinhas meio-sangue, como touro bimestiço, você vai gerar animais com um pouco de pelo. Então o que a gente recomenda? Ou você poderia usar um zebuíno de parto fácil, um touro com DEP para parto fácil, peso ao nascimento negativo”, apontou.

+ Suas vacas precisam de auxílio na hora do parto? É hora de mudar a genética!

Bezerro bom de genética nasce fácil e cresce rápido, afirma zootecnista

Associação lança sumário de touros com índice para facilidade de parto

DÁ PARA USAR O SINDI?

“O Sindi, como você citou, é uma boa opção. Você vai fazer um animal ¾ Zebu, ainda com alguma heterose, porque você tem animais que não têm Sindi na sua composição genética, essas suas meio-sangue. Então você estará gerando heterose e, dessa forma, você vai fazer animais de ótima qualidade”, aprovou Zadra.

Que raça cruzar com vacas ¾ Nelore x ¼ Sindi para engordar no semiconfinamento?

Vou obter choque de sangue se cruzar Sindi com Nelore?

Que raça devo usar para fazer tricross com minha vacada F1 Sindi x Nelore?

+ Touro Sindi consegue cobrir a campo vacada Guzonel de maior porte?

+ Criador comprou fazenda em brincadeira de bar e virou referência na criação de Sindi no RN

HETEROSE COM TAURINO DE PELO CURTO

O zootecnista acrescentou que o produtor tem a opção de usar um taurino rústico, que poderia produzir bezerros de pelo zero ao mesmo tempo que classifica os produtos para um possível programa que remunera por carne de qualidade. “Agora se você quiser gerar heterose com pelo zero, eu recomendo o Caracu. O Caracu é uma raça que vai tirar o pelo e vai fazer fêmeas novamente muito boas e machos pesados, tendo o advento de você gerar animais mais taurinizados, ou ¾ taurinos, o que gerará também animais com carne macia, que podem ser classificados para programas de carne de qualidade”, lembrou.

+ Vale a pena cruzar touro Caracu com vaca Nelore?

+ Com Caracu, criador emprenha novilhas f1 de até 14 meses e abate bois com mais de 20@ aos dois anos

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Pelo vídeo a seguir é possível assistir na íntegra as considerações de Alexandre Zadra sobre a dúvida do criador mato-grossense: