O Giro do Boi Responde atendeu nesta terça, dia 27, o telespectador Emerson Tavares, de Paraguaçu-MG, que quer saber que opções de capim ele tem para plantar junto com o milho para ensilar.
O zootecnista e pecuarista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural especialista em nutrição, foi quem esclareceu a situação para o produtor mineiro.
“No caso de você plantar o milho, um capim interessante para você ter depois, caso você for continuar intensificando a área, adubando e cultivando a área, é o MG5”, indicou.
“Se você não for adubar a área, aí já recomendo você entrar com o capim Braquiarão (Brachiaria brizantha) ou a Brachiaria ruziziensis, que é até melhor que o Braquiarão em termos de ganho de peso, de digestibilidade. Agora a limitação do Ruziziensis, comparado com o Braquiarão, é a suscetibilidade, a falta de resistência à cigarrinha-das-pastagens”, ponderou.
+ Conheça a variedade de capim resistente a cigarrinhas
“A sua região tem constantemente ataques de cigarrinhas-das-pastagens e é interessante você plantar o Braquiarão. Ele vai ser mais tolerante e vai suportar mais os ataques”, reforçou Felipini.
Leia também:
+ É possível corrigir piquete com braquiária para plantar milho sem fazer gradagem?
+ Em que momento devo plantar o Mombaça no consórcio com o milho?
+ Quando plantar e quantos kg de braquiária devo usar no consórcio com milho?
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens e/ou integração, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Pelo vídeo a seguir você pode conferir a resposta completa do especialista: