No quadro Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta segunda, dia 26, o inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus, Antônio Francisco Chaves, esclareceu a dúvida do telespectador Adalberto Carvalho, criador com propriedade no interior do Ceará.
“É uma região muito quente, onde predominam chuvas somente num período de seis meses. Qual a raça de gado que melhor se destaca para criar nessa região? O Angus se adapta bem aqui, tanto o puro como o de cruzamento? Quais os cuidados que preciso ter na alimentação?”, indagou.
“Com relação à raça ideal, o conselho meu seria utilizar a base de vacas que o senhor tem e iniciar um cruzamento com Angus. O animal cruzado não tem problema nenhum, ele vai muito bem na região do senhor. Na escolha de touros, sempre dar ênfase para escolher touros com DEPs para pelo mais curto e aí, produzindo esses animais meio-sangue, o meu conselho seria cruzar novamente com Angus e identificar o grau de sangue permissível que o senhor vai conseguir trabalhar nesta região”, sustentou o inspetor técnico.
“Se o senhor sempre selecionar animais de pelo curto, eu acho que o senhor vai conseguir chegar num animal puro adaptado à região do senhor”, projetou.
+ Angus made in Brazil: projeto quer adaptar a raça para expandir uso nos trópicos
Chaves também comentou o manejo nutricional adequado para o produtor utilizar em sua fazenda. “Com relação à sazonalidade das chuvas que o senhor tem, um período de chuvas curto, de seis meses no ano, é só a gente encaixar essa estação de monta para que as vacas venham a parir nesse período e venham reconceber durante esse período de chuvas. A produção de comida para a época da entressafra é algo muito importante, produzir feno e silagem, o que for mais fácil e mais barato na região, para que o senhor utilize na entressafra para tratar esses animais”, concluiu.
Leia também:
+ Que linhagem Angus é a ideal para cruzar com vaca Nelore?
+ Selo identifica reprodutores Angus com características de carcaça superiores
+ Como devo cruzar o Angus na minha fazenda?
+ Sua fazenda está preparada para lucrar com o cruzamento?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
A resposta completa do inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus ao pecuarisa cearense está disponível do player a seguir: